
Alemão-brasileiro, Nicolas provém de uma família tradicional de violinistas de Munique. Já aos cinco anos de idade recebeu seu primeiro violino e aos dezesseis anos começou seus estudos acadêmicos na Escola Superior de Música em Wuerzburg com o Prof. Grigori Zhislin. Em 1998 continuou seus estudos na Escola superior de Música de Colônia com o mundialmente conhecido violinista e pedagogo Prof. Zakhar Bron, onde recebeu seu Diploma Artístico em 2005, e se formou em 2007.
Em 2001 Nicolas recebeu o primeiro Prêmio na Competição Internacional de Violinistas em Novosibirsk (Rússia), o Prêmio Cultural da Cidade e o Prêmio Especial pela melhor realização de peça obrigatória. Em 2002 foi o primeiro violinista alemão a vencer um dos prêmios principais da famosa Competição Internacional Tchaikovsky em Moscou, e foi nomeado Artista do Departamento do Governo da Bavaria.
Em 2003 Nicolas tornou-se um dos vencedores na "Competição Internacional de Montreal" e conquistou também o segundo prêmio na Competição Internacional Liana Issakadze em St Petersburg (Rússia).
Como solista Nicolas Koeckert tem se apresentado na Ásia, Europa, México, Brasil e Canadá. Entre os maestros com quem dividiu o palco estão Lawrence Foster, Sir Colin Davis, Jonathan Nott, Asher Fisch, Saulius Sondeckis, Christoph Poppen, Theodor Guschlbauer, Andris Nelsons, Emil Tabakov, Justus Frantz, Ari Rasilainen, Ira Levin e Nicholas Milton. Se apresentou como solista frente a orquestras como: Orchestre Symphonique de Montréal, Russian National Symphony Orchestra, Bavarian Radio Symphony Orchestra, Bamberg Symphony Orchestra, KBS Symphony Orchestra, Zagreb Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, USP Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasilia, Lithuanian, Georgian e Munich Chamber Orchestra.
Para a Rádio Bávara o violinista produziu várias gravações: "Ballade" Sonata para solo violino nr. 3 de Eugène Ysaÿe, Edward Grieg's Sonata em dó menor, Sonata de Maurice Ravel, Valse-Scherzo op. 34 e Melody op.42 nr.3 de Tchaikovsky, Bartók Sonata Soo, Antonio Bazzini's "Dance of the Goblins", Sibelius - Concerto para Violino e o segundo concerto de Szymanowsky.
Gravou os seguintes CDs:
1) NAXOS. Russian-Slavonic peças de Fritz Kreisler. Por duas vezes eleito "CD do mês". Em 2006 pela revista Strad Magazine, e em 2005 pela Naxos.
2) NAXOS. Frolov & Dybenko- Concert Fantasy on themes from Gershwin's Porgy and Bess, Divertissement, Romance, Spanish Fantasy. Janeiro de 2008
3) Concerto para Violino e Konzertrhapsoky de Katchaturiancom a Royal Philharmonic Orchestra London e maestro Jose Serebrier. Lançamento: Maio de 2009
4) Works from Ernest Chausson, Paul Dukas, Jaques Offenbach and Camille Saint-Saens
Deutsche Radio Philharmonie Saarbrücken,
Regente: Christoph Poppen
Gravações ao vivo em dezembro de 2008 (SWR)
São Paulo, SP, Brazil
01311-000