Licio Bruno, baixo-barítono

Licio Bruno
Barítono

"El Holandés del bajo-barítono Licio Bruno desplegó gran dignidad vocal y escénica. Evitó el melodramatismo y el apasionamiento exagerado y su condena despertó piedad, porque todo lo que hizo impresionó como verdadero."
La Nación, 2013


- download de arquivos

BIO

Bass-baritone, trained at the Franz Liszt Academy of Music and at the Budapest Opera, Hungary, where he also performed as a member of the company and as a guest, Licio is a professor and researcher at the Faculty of Music of Espírito Santo, coordinator of the postgraduate courses of Coletivo das Artes, and taught at the School of Music of UFRJ.

Winner of the Carlos Gomes Prize 2004 among other national and international awards, he also received the "Order of Cultural Merit Carlos Gomes" from SBACE-SP in 2015. He is one of the leading classical performers in Brazil, acclaimed by specialized critics in different gexnres – opera, operetta, masses and oratorios, symphonic and chamber repertoire. He has worked with directors like Amir Haddad, José Possi Netto, Jorge Takla, Gianni Rato, Sérgio Britto, Werner Herzog, André Heller-Lopes, Carla Camurati, among others. He has also collaborated with various orchestras and conductors, including Lorin Maazel, Isaac Karabtchevsky, Marin Alsop, and Fabio Mechett, in theaters such as Theatro Municipal of Rio de Janeiro and São Paulo, Theatro São Pedro (SP), Teatro Argentino de La Plata in Buenos Aires, and Teatro El Circulo de Rosário.

He has performed leading roles and title roles in operas such as L.V. Beethoven's "Fidelio," "Carmen" and "Les Pêcheurs de Perles," "Lucia di Lammermoor," "Elisir D'Amore," "Don Pasquale," and others by G. Donizetti, "Romeo and Juliet" by C. Gounod, "Iphigenie in Tauris" by C. W. Gluck, F. Lehár's "The Merry Widow," Mario Ferraro's "Medea," R. Leoncavallo's "Pagliacci," P. Mascagni's "Cavalleria Rusticana," W. A. Mozart's operas like "Die Zauberflöte," "Don Giovanni," "Le Nozze di Figaro," and "Cosi Fan Tutte," G. B. Pergolesi's "La Serva Padrona" and "Livietta e Tracollo," A. Ponchielli's "La Gioconda," G. Puccini's operas including "La Bohème," "La Fanciulla del West," "Gianni Schicchi," "Madama Butterfly," "Manon Lescaut," "Tosca," and "Turandot," G. Rossini's "Il Barbiere di Siviglia," "La Cenerentola," "L’Italiana in Algeri," and "Il Turco in Italia," J. Strauss's "Die Fledermauss," R. Strauss's "Salomé," and G. Verdi's operas like "Aida," "Falstaff," "Rigoletto," "La Traviata," "Otello," "Un Ballo in Maschera," "Ernani," and "Il Trovatore," as well as works by R. Wagner, including "Das Rheingold," "Die Walküre," "Siegfried," "Tannhäuser," "Lohengrin," and "Der Fliegender Hollaender."

He also develops training programs for young singers, such as the Opera Studio Coletivo das Artes and the Artistic Residency Courses "Conexões Musicais," by Coletivo das Artes, an artistic production space coordinated by him and his wife, the singer, teacher, and producer Adalgisa Rosa.

In 2015, he released the CD "Ê vida, ê voz! – Canções de Edmundo Villani-Côrtes" with pianist Cláudia Marques, a record that remained highlighted on the website of Rádio Cultura FM of São Paulo for several weeks. He celebrated his 30-year professional career at Sala Cecília Meireles, performing Schubert's "Winterreise," which was highlighted by O GLOBO as one of the best classical music shows of 2018.

Português

O sucesso e amplitude da carreira de Licio Bruno são notáveis entre os cantores brasileiros por suas atuações em ópera, música sinfônica, de câmara e teatro no Brasil e exterior.

Aperfeiçoou-se na Academia Franz Liszt, Budapeste, foi membro da Ópera Estatal Húngara, e cantou na Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Colômbia e Argentina. No Brasil os teatros de ópera e salas de concerto são sua casa. Com mais de 50 personagens em óperas de diferentes autores, períodos e estilos, Licio é, até hoje na história da ópera brasileira, o único cantor a ter enfrentado na totalidade o Wotan/Wanderer da Tetralogia wagneriana.

Dirigido por ícones do Teatro brasileiro - Amir Haddad, José Possi Netto, Jorge Takla, Gianni Rato, Sérgio Britto - e estrangeiro - Werner Herzog, Hugo de Anna, Aidan Lang. Cantou com renomados maestros brasileiros e estrangeiros, entre os quais Lorin Maazel e Isaac Karabtchevsky, das “Paixões” de Bach até Beethoven, Kodaly, Stravisnky, Britten, bem como ciclos de Schubert, Mahler, Ravel e Poulenc, entre outros.

É detentor de mais de 10 primeiros prêmios em concursos nacionais e estrangeiros e recebeu, em 2004, o Prêmio Carlos Gomes como Melhor Cantor Erudito.

Celebrou, em 2012, seus 25 anos de carreira dedicados à Música, com as óperas Aída, A Valquíria, A Serva Patroa, O Turco na Italia, Rigoletto e Falstaff e fez sua estreia na Argentina, debutando com grande sucesso de público e critica o papel título de O Navio Fantasma, de Wagner, no Teatro Argentino de La Plata – outubro de 2013.

Em 2015, Licio Bruno lançou com a pianista Claúdia Marques o CD “Ê vida, ê voz! - Canções de Edmundo Villani-Côrtes”, primeiro disco integralmente dedicado a uma coletânea de canções do compositor. Recebeu ainda a “Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes”, comenda outorgada pela SBACE, SP e também a Medalha Cinquentenário da Forças Brasileiras Internacionais de Paz da ONU, láureas recebidas em função dos relevantes serviços prestados à cultura e à música brasileira.

Español

Bajo-barítono, formado en la Academia de Música Franz Liszt y en la Ópera de Budapest, Hungría, donde también actuó como miembro de la compañía y como invitado, Licio es profesor e investigador en la Facultad de Música de Espírito Santo, coordinador de los cursos de posgrado de Coletivo das Artes, y enseñó en la Escuela de Música de UFRJ.

Ganador del Premio Carlos Gomes 2004 entre otros premios nacionales e internacionales, también recibió la "Orden al Mérito Cultural Carlos Gomes" de SBACE-SP en 2015. Es uno de los principales intérpretes clásicos de Brasil, aclamado por críticos especializados en diferentes géneros: ópera, opereta, misas y oratorios, repertorio sinfónico y de cámara. Ha trabajado con directores como Amir Haddad, José Possi Netto, Jorge Takla, Gianni Rato, Sérgio Britto, Werner Herzog, André Heller-Lopes, Carla Camurati, entre otros. También ha colaborado con diversas orquestas y directores, incluidos Lorin Maazel, Isaac Karabtchevsky, Marin Alsop y Fabio Mechett, en teatros como el Theatro Municipal de Río de Janeiro y São Paulo, el Theatro São Pedro (SP), el Teatro Argentino de La Plata en Buenos Aires y el Teatro El Circulo de Rosario.

Ha interpretado roles principales y roles principales en óperas como "Fidelio" de L.V. Beethoven, "Carmen" y "Les Pêcheurs de Perles", "Lucia di Lammermoor", "Elisir D'Amore", "Don Pasquale", y otras de G. Donizetti, "Romeo and Juliet" de C. Gounod, "Iphigenie in Tauris" de C. W. Gluck, "La viuda alegre" de F. Lehár, "Medea" de Mario Ferraro, "Pagliacci" de R. Leoncavallo, "Cavalleria Rusticana" de P. Mascagni, óperas de W. A. Mozart como "Die Zauberflöte", "Don Giovanni", "Le Nozze di Figaro" y "Cosi Fan Tutte", "La Serva Padrona" y "Livietta e Tracollo" de G. B. Pergolesi, "La Gioconda" de A. Ponchielli, óperas de G. Puccini como "La Bohème", "La Fanciulla del West", "Gianni Schicchi", "Madama Butterfly", "Manon Lescaut", "Tosca", y "Turandot", "Il Barbiere di Siviglia", "La Cenerentola", "L’Italiana in Algeri", y "Il Turco in Italia" de G. Rossini, "Die Fledermauss" de J. Strauss, "Salomé" de R. Strauss, y óperas de G. Verdi como "Aida", "Falstaff", "Rigoletto", "La Traviata", "Otello", "Un Ballo in Maschera", "Ernani", e "Il Trovatore", así como obras de R. Wagner, incluyendo "Das Rheingold", "Die Walküre", "Siegfried", "Tannhäuser", "Lohengrin" y "Der Fliegender Hollaender".

También desarrolla programas de formación para jóvenes cantantes, como el Opera Studio Coletivo das Artes y los Cursos de Residencia Artística "Conexões Musicais", de Coletivo das Artes, un espacio de producción artística coordinado por él y su esposa, la cantante, profesora y productora Adalgisa Rosa.

En 2015, lanzó el CD "Ê vida, ê voz! – Canções de Edmundo Villani-Côrtes" con la pianista Cláudia Marques, un disco que se destacó en el sitio web de Rádio Cultura FM de São Paulo durante varias semanas. Celebró sus 30 años de carrera profesional en la Sala Cecília Meireles, interpretando el "Winterreise" de Schubert, que fue destacado por O GLOBO como uno de los mejores espectáculos de música clásica de 2018.

português
Enrique Bravo é natural de Santiago do Chile e vive no Brasil desde 1978.

Em 2023 estreou no Theatro Municipal de São Paulo como Peri na ópera O Guarani, de Carlos Gomes, e debutou como Dick Johnson na ópera La Fanciulla del West, de Puccini, com sucesso de público e crítica.

Estreou recentemente no Teatro Guaíra de Curitiba cantando a Nona Sinfonia de Beethoven e no Teatro Vermelhos, no concerto de Gala de Fim de Ano de 2022, ao lado da soprano Camila Provenzale.

Anteriormente, interpretou Raul na ópera Joanna de Flandres, de Carlos Gomes, com a Orquestra Sinfônica de Campinas e foi solista convidado do Festival de Inverno de Campos do Jordão no concerto de gala da Orquestra Sinfônica do Teatro São Pedro de São Paulo, em comemoração ao bicentenário de Giuseppe Verdi e Richard Wagner, e cantou na abertura da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica de Campinas, encarnando Americo na ópera Lo Schiavo de Carlos Gomes.

Inicou sua carreira em São Paulo interpretando papéis como Dom José, da ópera Carmen, Camille de Rossillon, da ópera A Viúva Alegre e Tebaldo de I Capuleti e i Montecchi, de V. Bellini.

Em 2000 foi convidado pelo maestro Luiz Fernando Malheiro para participar do IV Festival Amazonas de Ópera, transferindo-se definitivamente para Manaus onde participa de concertos e grandes espetáculos ao ar livre e recitais. Tem atuado intensamente nas edições do Festival Amazonas de Ópera, interpretando papeis como D. Alvaro, Liensky, Tamino, Ricardo, Dom José, Rodolfo, Eisenstein, Boto, Jasson, Calaf, Dessana, Ernani e Manrico.

Trabalhou sob a direção musical de Luiz Fernando Malheiro, Roberto Minczuk, Roberto Tibiriçá, Amos Talmon, Alessandro Sangiorgi, Marcelo de Jesus, Emiliano Patarra, Victor-Hugo Toro e Otavio Simões, e com diretores de cena renomados como Emilio Sagi, Jorge Takla, Carla Camuratti, Cibele Forjaz, Iacov Hillel , William Pereira, André Heller-Lopes, Arturo Chacon e Robert Driver.
español
Enrique Bravo es originario de Santiago de Chile y reside en Brasil desde 1978.

En 2023 debutó en el Theatro Municipal de São Paulo como Peri en la ópera "O Guarani" de Carlos Gomes, y se estrenó como Dick Johnson en la ópera "La Fanciulla del West" de Puccini, con éxito tanto de público como de crítica.

Recientemente, hizo su debut en el Teatro Guaíra de Curitiba interpretando la Novena Sinfonía de Beethoven, y en el Teatro Vermelhos, en el Concierto de Gala de Fin de Año de 2022, junto a la soprano Camila Provenzale.

Anteriormente, interpretó el papel de Raúl en la ópera "Joanna de Flandres" de Carlos Gomes, junto a la Orquesta Sinfónica de Campinas, y fue solista invitado en el Festival de Invierno de Campos do Jordão, en el concierto de gala de la Orquesta Sinfónica del Teatro São Pedro de São Paulo, en conmemoración del bicentenario de Giuseppe Verdi y Richard Wagner. Además, cantó en la apertura de la temporada 2018 de la Orquesta Sinfónica de Campinas, encarnando a Américo en la ópera "Lo Schiavo" de Carlos Gomes.

Inició su carrera en São Paulo interpretando roles como Don José en la ópera "Carmen", Camille de Rossillon en "La Viuda Alegre" y Tebaldo en "I Capuleti e i Montecchi" de V. Bellini.

En 2000, fue invitado por el maestro Luiz Fernando Malheiro a participar en el IV Festival Amazonas de Ópera, trasladándose de manera definitiva a Manaus, donde participa en conciertos y grandes espectáculos al aire libre y recitales. Ha tenido una intensa actividad en las ediciones del Festival Amazonas de Ópera, interpretando roles como Don Álvaro, Lensky, Tamino, Ricardo, Dom José, Rodolfo, Eisenstein, Boto, Jasson, Calaf, Dessana, Ernani y Manrico.

Trabajó bajo la dirección musical de Luiz Fernando Malheiro, Roberto Minczuk, Roberto Tibiriçá, Amos Talmon, Alessandro Sangiorgi, Marcelo de Jesus, Emiliano Patarra, Victor-Hugo Toro y Otavio Simões, y con directores de escena de renombre como Emilio Sagi, Jorge Takla, Carla Camuratti, Cibele Forjaz, Iacov Hillel, William Pereira, André Heller-Lopes, Arturo Chacon y Robert Driver.
Avenida Paulista,171 4º Andar
São Paulo, SP
01311-000