Fabio Zanon, violão

Fabio Zanon
violonista

…one of the true stars of the 21st century guitar.

Classical Guitar, UK, June 2007 (Paul Fowles)
Domenico Scarlatti – Sonatas (Musical Heritage)

clique para download

Fabio Zanon é um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional. É aclamado por interpretações que combinam imaginação, integridade e uma poderosa sonoridade. Suas atividades como regente, educador e difusor da música clássica têm contribuído para colocar o violão clássico numa perspectiva cultural mais ampla.

Vencedor dos maiores concursos internacionais de violão, como o GFA nos EUA, o Francisco Tárrega na Espanha e Alessandria na Itália, Fabio já se apresentou em mais de 50 países, em salas como o Royal Festival Hall em Londres, Philharmonie em Berlim, Sala Tchaikovsky em Moscou e Concertgebouw em Amsterdã, à frente de orquestras como a Filarmônica de Londres, Orquestra Estatal Russa, Berliner Camerata, Orquestra de Câmara de Israel e Sinfônica da Rádio de Dublin.

Seu repertório inclui mais de 40 concertos para violão e orquestra, muitos dos quais tocados em estreia mundial, e dedica-se com afinco à música de câmara, em uma enorme variedade de combinações e gêneros.

É autor do livro Villa-Lobos. Concebeu e apresentou os programas A Arte do Violão e O Violão Brasileiro, na Rádio Cultura em São Paulo, e o podcast Lira.

Fabio é professor e Fellow da Royal Academy of Music em Londres e coordenador artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.  

Correspondência Avenida Paulista,171, 4º Andar - São Paulo, SP 01311-000